08 fevereiro 2006

o pé de romã lá de casa...

nas nossas férias minha mãe cortou o pé de romã lá de casa.
foi meu pai que plantou.
quando ela me disse que ia cortar, leve um choque...
pensei: "mas... o pé de romã"
...
minha mãe estava preocupada com o resto do jardim - e da casa.
o pé de romã foi plantado bem próximo a porta de entrada e - característica da árvore - estava matando a grama em volta (já havia um belo pedaço de areia - vermelha!!). aí, quando chovia, ficava tudo inundado de barro.
ouvi os motivos que ela tinha - e eram fortes, já que na última chuva eu vi o caos com a coisa do barro na porta de casa.
...
conversamos sobre o pé de romã: o meu pai sempre quis ter um em casa... todo mundo adorava ver quando ele estava carregado... frutinha engraçada, quase ninguém gostava (eu, maria luiza e todo o resto, que vira e mexe tava com uma romã partida a lambuzar os dedos...), binho vivia reclamando quando justo o galho da frente tinha uma, bem grandona e ninguém colhia... ficava lá, atrapalhando ele e todos na hora de entrar em casa.
...
mas e a terra vermelha quando chove...
...
bem, o jardineiro foi lá e tirou o pé de romã.
...
quando eu entrei, tinha um galho, mudas novas em volta e grama replantada para cobrir a terra vermelha.
phil só se tocou depois que a gente comentou.
a gê só viu no dia seguinte e caiu na choradeira...
e eu...fiquei suspirando pela casa... "mas... o pé de romã... "
...
ele plantou todas as árvores de casa... todas as frutas que temos no quintal. vamos comprar um pé de romã e colocar do outro lado do jardim...

Nenhum comentário: