02 fevereiro 2007

prá carmem!

vale a pena ouvir! e votar!
bete bissoli, compositora, finalista do concurso de marchinhas de carnaval promovido pela globo com a música prá carmem.

jornal de piracicaba:
Música
Autora de S. Pedro é finalista em concurso
‘Pra Carmem’, de Bete Bissoli, é uma das 10 finalistas em concurso nacional de marchinhas promovido pela Fundição Progresso e Globo
Depois de receber 1.112 inscrições de 20 Estados brasileiros, a equipe de produção da Fundição Progresso, em parceria com o Fantástico, da Rede Globo, anunciou os dez finalistas do 2º Concurso Nacional de Marchinhas Carnavalescas da Fundição Progresso – Prêmio Chiquinha Gonzaga.
Entre os selecionados destaca-se a compositora Bete Bissoli, 59, de São Pedro – a única representante do Estado de São Paulo a chegar à final – com a marcha “Pra Carmen”, em homenagem a Carmen Miranda (1909-1955). A seleção é feita por um júri especializado e por voto popular no site do Fantástico.
“De mais de 100 composições que tenho prontas só tenho uma marchinha carnavalesca e foi esta que mandei para o concurso do Fantástico”, conta Bete. “Escrevi ‘Pra Carmen’ há sete anos em homenagem a Carmen Miranda, que para mim é um dos ícones da nossa música. Eu havia me esquecido do concurso e quando me ligaram fiquei muito feliz. Para mim é uma grande alegria representar a nossa cidade e principalmente o nosso Estado neste concurso”, fala Bete.
“Pra Carmen” é interpretada pela cantora Soraya Ravenle, do Rio de Janeiro. “Ela é excelente. Fez parte do grupo vocal Arranco de Varsóvia (o qual a cantora Zélia Duncan também chegou a integrar) e também participou como atriz e cantora de montagens como ‘Ópera do Malandro’, de Chico Buarque, e ‘South American Way’, de Miguel Falabella e Maria Carmen Barbosa. Na última, interpretou Carmen Miranda”, conta Bete.

VOTAÇÃO – Para votar na marchinha ‘Pra Carmen’ é simples. O internauta deve entrar no site do Fantástico (www.globo.com/fantastico) e acessar um link chamado “Você no Fantástico – Vote na sua marchinha preferida”. “Pra Carmen” é a segunda canção da lista de opções. Depois de selecioná-la, o usuário deve digitar uma palavra surpresa em um campo de opções e enviar o voto para ser computado. A marchinha mais votada no site estará automaticamente classificada para a grande final, que será realizada no dia 11 de fevereiro, em um baile na Fundição Progresso, no Rio de Janeiro. As outras duas finalistas serão escolhidas por um júri especializado e a grande campeã será escolhida pelo público em outra votação – ao vivo – durante o Fantástico.
Além de “Pra Carmen” foram selecionadas “Marcha da Descompostura”, “Salão da Ilusão”, “Falso Arlequim”, “Canguru Perneta”, “Tapa na Pantera”, “Espírito de Carnaval”, “Quero Paz”, “Só Depois do Carnaval” e “Velho Palhaço”.

INFLUÊNCIAS – Nascida em São Pedro e formada em jornalismo pela Unimep (Universidade Metodista de Piracicaba), Bete Bissoli cresceu ouvindo música. “Meu pai era violonista e minha mãe sempre cantava sucessos da época áurea da Rádio Nacional. Me lembro de rodas de choro, samba-canção. A minha família tinha muitos amigos músicos e instrumentistas”, relembra.“Fui fisgada mesmo pela bossa nova. A vanguarda paulistana de Itamar Assunção, Vania Bastos e Ná Ozetti também foi importante para a minha formação”, diz. “Mas eu não me restrinjo a um único estilo musical. Tenho composições dos mais variados estilos, da música raiz à urbana. Trabalho entre o simples e o sofisticado, entre o lírico e o contundente. Faço de tudo”.
Essa não é a primeira vez que Bete inscreve uma de suas composições em festivais. Na última edição do Viola de Todos os Cantos ela foi uma das finalistas com a composição “Alma Pantaneira”, em parceria com Carlinhos Veroneze, na categoria regional.

SERVIÇO – Para votar em “Pra Carmen”, no 2º Concurso Nacional de Marchinhas Carnavalescas da Fundição Progresso – Prêmio Chiquinha Gonzaga acesse o site do Fantástico (www.globo.com/fantastico).

Nenhum comentário: